Menu

domingo, 5 de março de 2017

Entenda o tratamento de sementes e sua importância

Método garante proteção do grão contra fungos do solo e ajuda a garantir um crescimento da planta mais regular
O tratamento de soja é uma técnica pré-colheita muito importante para o sojicultor. Ela garante que ele terá a semente protegida no solo, caso a semeadura ocorra com períodos de seca ou de baixa disponibilidade hídrica. O pesquisador da Embrapa Soja Ademir Henning explica.

– O fungicida e, principalmente, a mistura de fungicidas sistêmicos eles garantem um espectro mais amplo de proteção da semente no solo. Com isso, ele não tem a necessidade de, às vezes, ter de replantar a lavoura – diz Henning.
Nas últimas safras, o tratamento do grão ficou ainda mais moderno. Atualmente as sementeiras e cooperativas começam a aplicar os produtos com até quadro meses de antecedência.
–Tem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, um dos fatores que deve ser levado em conta é a estimativa correta do que ele vai utilizar de sementes se ele optar pelo tratamento antecipado. Se tratar em excesso e depois não comercializar, isso pode significar um prejuízo grande porque se perde a semente e os produtos usados – lembra o pesquisador.
A escolha das sementes é fundamental neste processo. O grão tem que ser de alta qualidade, vigor e germinação. Henning explica a importância do tratamento.
– Ele servirá para limpar as sementes daqueles fungos ou patógenos que ela pode transmitir para outras áreas. Mais importante ainda para o produtor é a garantia de proteção da semente no solo dos fungos que podem ocasionar a sua deterioração e a queda na germinação – reforça Ademir Henning.
Se ao invés de comprar o produtor decide tratar a própria semente, a metodologia é diferente.
– Que o produtor faça imediatamente antes do plantio porque na mesma operação ele já aproveita e procede a inoculação com o bradirizobio, o inoculante – orienta.
Caso o produtor tenha dúvida de como realizar o tratamento de sementes, a Embrapa Soja possui algumas publicações sobre o assunto.
– Normalmente o produtor de soja tem dificuldade ou dúvida sobre como tratar a semente, que dose e quais são os produtos. Normalmente eles recorrem às normatizações técnica da Embrapa – lembra Ademir Henning.
Fonte: ProjetoSojaBrasil