Menu

domingo, 28 de janeiro de 2018

Controle a pluviosidade da sua propriedade com SysFarm

Quanto já choveu nestas águas? Quanto chove normalmente em sua região? Existem períodos no ano com maior concentração de veranicos? Devo começar a adubar ou a plantar? Quais as razões para tanto sucesso ou insucesso na produtividade?

Perguntas como estas são freqüentes em nosso meio. Além do tão comentado efeito apagão que afetou todos os setores da economia sem
distinção (comércio, indústria, agricultura, residências, etc) nosso setor agropecuário sempre conviveu com o desafio de contar com os imprevistos de São Pedro. O pluviômetro mede a altura da lâmina de água que choveu.

Esta medida é fornecida em milímetros. Quando falamos por exemplo que choveu 20 milímetros, significa que tivemos uma cobertura do solo com uma lâmina de 2 centímetros (=20 milímetros) o que equivale a 20 litros d'água em cada metro quadrado! Se extrapolarmos isso em termos de 1 ha teremos 200.000 litros de água despejados nestes 10.000 m². É uma quantidade violenta de água e por isso sistemas de irrigação têm que ser muito bem dimensionados e utilizados para ter sucesso pleno.

É pensando nisso que o SysFarm acaba de lançar um método simples e pratico para você controlar todas as chuvas na sua propriedade.

A cada chuva você irá realizar o apontamento no SysFarm e poderá ir vendo o acumulado no ano, no mês e qual a média diária do ano inteiro ou no mês. Independente da informação que você precise, com o SysFarm vai ser simples e rápido de saber.

As estações pluviométricas automáticas e telemetrizadas deverão ser instaladas em terreno plano, seguro e livre de obstáculos com dimensões mínimas de 2x2 m. O piso do terreno poderá ser terra batida (com ou sem brita), vegetação rasteira, cimentado, cerâmica ou outro tipo de revestimento nivelado.

A superfície de captação do pluviômetro deve estar num plano horizontal, não deve apresentar deformações e estar a uma altura mínima de 1,5 m acima do solo. Os obstáculos deverão estar a uma distância igual ou superior a duas vezes a altura do obstáculo com relação à superfície de captação dos pluviômetros (ideal), conforme demonstra ao lado.

Realize as leituras sempre as 07h00min todos os dias, sendo assim terá um melhor aproveitamento do seu pluviômetro.

Quer saber mais sobre o SysFarm? Clique aqui e fique por dentro de tudo o que o SysFarm pode oferecer para sua propriedade rural.

Curta nossa pagina no Facebook: facebook.com/SysFarmBR